sábado, 20 de outubro de 2007

A Floresta do Mundo


Por Léo Marques

Há exatamente um ano o ministro do meio ambiente da Inglaterra, David Miliband, lançava uma proposta no parlamento para privatizar a floresta amazônica. O então primeiro ministro na época, Tony Blair, apoiou a iniciativa. Aquele foi um primeiro movimento mundial para a tomada da Amazonia. Eles negaram qualquer coisa desse tipo, eu não acredito.

Ao longo do século XX dispertamos a atenção do mundo pela grandiosidade de nossas riquezas naturais. Temos a maior floresta do mundo (Amazônica), a maior planice alagada do mundo (Pantanal), o maior rio do mundo (Rio Amazonas), a maior reserva subterranea de água doce do mundo (Aqüífero Guarani) e a maior diversidade de animais e vegetais do planeta. Apesar disso, conduzimos nossas reservas de forma a dar fim a tudo que temos de riqueza natural.

Trago esse assunto novamente porque a retomada do crescente aumento do desmatamento e o consequente descuido com a nossa floresta pode ser mais um aliado aos interesses dos países ricos do norte. Não seria absurdo temer pelo futuro do nosso país. Uma terceira ou quarta guerra mundial não vai demorar muito para acontecer. Os países desenvolvidos possuem cada vez menos recursos naturais e os países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento cuidam muito mal deles. Haverá uma busca enlouquecida por esses recursos, fundamentais para o equilíbrio da terra e a sobrevivência humana.

Claro que nosso descuido não justifica uma intervenção mundial, mas se continuarmos do jeito que está, seremos atacados de forma legitima com a desculpa de estarmos destruindo o pouco que resta da natureza. Falta de água, por exemplo, é uma realidade já vivida por muitas famílias no mundo.

Outra coisa que me angustia é a possível ganância por trás dessa proteção. Muitos podem não saber, mas existe, em uma das reservas indíginas da floresta amazônica, a maior reserva de diamantes do mundo. Será que um dia irei cobrir, aqui mesmo no Brasil, mais uma guerra mundial?

3 comentários:

Juracy dos Anjos disse...

Bem-vindo novamente ao mundo dos blogueiros. Sei que você contribuirá muito com a discussão de temas importantes. Já podemos vê isso nesta matéria. As informação são ótimas e as obsevações extremamente pertinentes.

Marcilon Oliveira disse...

Caro Léo,

Uma preocupação, de fato, legítima.
Me impressiona a nossa falta de tato para pôr as coisas em seu funcionamento efetivo. Não sei exatamente, como pensas acerca - nunca conversamos - mas julgo que compreendes que somos governantes que apresentamos dificuldades na execução de muitos projetos.
Diria que não nos faltam idéias, o problema decorre do fato de sermos péssimos gerenciadores.

Um grande abraço.
Parabéns pelo Blog.

Sou um também apaixonado por essa coisa da escrita.


Marcilon Oliveira.

Unknown disse...

Muito bem colocado.
A nossa maior riqueza, invejada por tantos outros países tem sido vista com grande interesse por aqueles que não conservaram o que tinham, e a gente, por falta de iniciativa e apoio (não só do governo, diga-se de passagem), deixamos uma vastidão tão visada assim, frágil e desprotegida.
Os recursos naturais só tendem a ficar cada dia mais escassos, e voltar-se para eles deixou de ser apenas um cuidado de preservação e conscientização, para assumir a posição de necessidade básica e até mesmo de segurança nacional.