terça-feira, 4 de dezembro de 2007

“Uso porque gosto e me dá muito prazer”


Vou publicar em série um dos perfis que compõe o meu Trabalho de Conclusão de Curso. O livro-reportagem, produzido para o fim do curso, contém quatro perfis, com histórias de jovens de classe média e alta usuários de drogas ilícitas. Esse perfil que vou expor agora foi o mais elogiado pela banca e pelas pessoas que já tiveram a oportunidade de ler o livro. Espero que também gostem.




“Uso porque gosto e me dá muito prazer”



Por Léo Marques



A fechadura recebeu a chave como de costume, girando, precisamente, de forma a atravessar todos os obstáculos pontiagudos, num espaço milimetricamente destinado a ela. A porta não estava trancada, apenas fechada, por isso a chave não precisou fazer um giro de 360°. A garota que entrava tinha acabado de voltar de um dia de sol na praia. Seus longos e lisos cabelos, de tão escuros, pareciam tingidos. Os fios ainda estavam úmidos quando ela chegou ao apartamento.

No conjunto, lembrava uma índia. Os óculos escuros, de lentes exageradas, tapavam seus grandes olhos. Estes, por sua vez, se escondiam atrás de uma lente azul. A íris artificial lhe conferia um ar sensual, refrescante e charmoso, contrastando com o tom moreno de sua pele.

Seus pais estavam sentados no sofá, à esquerda da porta que acabara de se abrir. Até então, Luana não havia notado nada de diferente no ambiente. Os passos precisos a conduziram em direção ao quarto, mas ela teve de voltar quando uma voz a chamou na sala:

“Sente aqui, precisamos conversar com você”, disse sua mãe, de forma meio contida, meio nervosa.

Sem entender qual era o motivo da conversa, a garota sentou intrigada, porém estava calma para a situação que a esperava. O sofá em que se instalou ficava em frente àquele onde seus pais estavam. Marcos, o pai, balançava o pé sistematicamente, num movimento tão repetitivo que parecia mecânico.

Sem muita paciência, Luana pedia aos pais para que adiantassem o assunto da reunião fora de hora. Ela sentia-se incomodada com os resquícios do sal marinho em seu corpo. Sua pele, ao encostar no tecido do sofá, sofria uma sensação urticante. Laura, sua mãe, foi direta na pergunta, guardada há algum tempo.

“Que história é essa de você fumar maconha?”

Luana ficou sem reação. Sem resposta. Não esperava aquela pergunta naquela hora. Mas sua mãe não havia deixado espaço para respostas e foi logo emendando:

“Me disseram que você estava usando maconha. É verdade?”

A reação foi rápida e mentirosa.

“Não, mãe, é mentira desse povo. Eu nunca fumei maconha”.

Já esperando por essa resposta, Laura tirou das costas um pacote e, tentando arrancar a verdade da filha, perguntou:

“Então me responda o que significa isso? Quando me disseram eu não acreditei, mas, quando fui vasculhar seu armário, acabei encontrando esse pacote”.

Laura tinha essa mania. Vasculhava quase sempre o armário da filha, com a desculpa de que isso era apenas uma forma de cuidado. E era. Como caçula de dois irmãos, Luana se sentia como uma criança diante do cuidado dos pais e da atenção que eles lhe dispensavam. Mas a menina, que se considera a ovelha negra da família, não contribuiu muito para que fosse diferente, já que seu comportamento atípico sempre preocupou os familiares.

Dois anos antes, quando Luana tinha apenas 16, a mãe leu um relato no diário dela. Eram aventuras de carnaval. Os textos traziam detalhes de suas primeiras experiências com lança-perfume, típica droga do carnaval de Salvador. A mãe ficou desesperada diante do envolvimento da filha com a substância psicoativa. Não sabia o que fazer, que providência tomar. Para não sofrer nenhuma sanção, Luana inventou a história de que tinha escrito aquelas coisas apenas para testá-la. Laura não acreditou muito na conversa e contestou dizendo que Luana não iria escrever uma coisa que não tivesse vivenciado. Mas a mentira continuou a ser sustentada.

Aquela mesma cena parecia se repetir na sala da casa da garota então com 18 anos: sua mãe, nervosa e brava, discursava milhares de lições sobre a moral e os bons valores. Seus pais queriam a verdade de Luana. Queriam saber por que ela estava usando maconha. Sem idéia sobre o que dizer, apenas uma justificativa lhe surgiu à cabeça.

“Eu comprei só para experimentar”.

Talvez a velocidade dos acontecimentos não a tenha deixado pensar de uma forma mais lógica. Sua mãe, já sem paciência, lhe explicitou a grande quantidade de maconha presente no saco plástico.

“E você vai experimentar tudo isso?”

Ela não teve fala. Sua língua quieta estava e assim continuou. Laura exigia respostas verdadeiras:

“Onde você conseguiu essa droga, em que boca de fumo e quem te disse onde encontrar?”

Com medo do que os pais poderiam fazer, a menina se recusou a falar. Em sua mente confusa e atordoada, seu pai e sua mãe iriam até a boca de fumo ou procurariam encrenca com alguém perigoso.

A mãe, apesar de muito abalada com a situação, não chorou, apenas tremia e esbravejava, tentando entender o que se passava com a filha. Já a reação do pai foi completamente oposta: seus olhos, cheios de lágrimas, não agüentaram a pressão. Com a voz abafada e trêmula, a mãe encerrou a discussão.

“Não entendo por que você tem essa pré-disposição a gostar de drogas...”

Os pais apenas sabiam que ela bebia e fumava cigarro, e até hoje nem sonham saber que ela usa outras drogas.

***********************

//O perfil continua na próxima terça-feira

4 comentários:

Ok, entendi! disse...

O fato de ser algo ilícito torna a droga um atrativo a jovens, principalmente de famílias com maior poder aquisitivo, tomando assim ares de "proibida", "diferente". O fato de não conviverem com a realidade da maioria da população, na qual alguns sobrevivem graças ao tráfico, não lhes permite enxergar o que vai além de um prazer momentâneo. Ainda acredito que a legalização das drogas poria fim a esse círculo vicioso, de efeitos inclusive comprovados durante a "Lei Seca", implantada nos Estados Unidos.

Ok, entendi! disse...

Muito interessante o texto.

Valquiria
www.valks5.zip.net

Érico disse...

O texto está muito bem redigido. Gostei muito da sua escrita, está na medida certa de detalhes, que não o tornam nem superficial, nem enfadonho! Sem falar que está bem instigante mesmo, bastante original! Aliás, os outros textos estão todos bem elaborados!
Parabéns pelo blog.

Helder Thiago Maia disse...

to gostando de ler!